(Texto adaptado no site Escola Kids – UOL)

11/08/2021

A escola é o lugar em que aprendemos sobre cultura e como a sociedade funciona, além também de estudarmos matérias específicas. Assim, essa instituição colabora com a nossa vida, nos tornando cidadãos, nos ensinando a respeitar diferentes pontos de vista e a história de todos os envolvidos, além de nos formar profissionais competentes.
Sempre existiu escola?
Não. Antes de conhecermos a instituição escola como temos hoje, vale lembrar que os ensinamentos eram passados de pais para filhos, de geração para geração. Por exemplo, quando um pai tinha a profissão de marceneiro, ele passava a seu filho esses conhecimentos para que este pudesse crescer e ter a mesma profissão. Isso também acontecia quando uma família possuía um comércio, pois ensinavam-se aos filhos os princípios do trabalho que havia nesse comércio.
Levar esses ensinamentos para a escola não foi rápido, demorou muitos séculos até que ela se tornasse como a conhecemos hoje. É importante lembrar que, antes, houve um tempo em que os professores iam até a casa dos alunos para dar as aulas e ensinar as matérias necessárias. O objetivo era educar completamente, desde o desenvolvimento da ética, pensamento político até conhecimentos religiosos. Mas é importante lembrar que esse processo era exclusivo para homens.
As mulheres só puderam ir às escolas muitos séculos depois, porque elas eram criadas para serem mães e donas de casa, por isso muitos não consideravam necessário elas terem um trabalho fora do lar. Com o passar do tempo, esse processo foi mudando, e as meninas conseguiram o direito de estudar. No começo só algumas podiam, mas, aos poucos, isso foi mudando, até chegar aos dias de hoje, em que a escola é para todos, tanto para meninos como para meninas.