O ENSINO DE HISTÓRIA EM TEMPOS DE PANDEMIA NO COLÉGIO PARANÁ – PROF. TADAO

02/02/2021

As aulas de História em tempos de pandemia estão sendo ministradas através de aulas lives com a ferramenta google meeting. Porém neste contexto de pandemia, é necessário entender que somente as aulas lives e vídeo aulas são insuficientes para suprir o processo ensino-aprendizagem, elas podem se tornar monótonas e cansativas se resumirem a apenas esta estratégia. É necessário diversificar as atividades para que os alunos se interessem mais pelo conteúdo. Pensando assim, na disciplina de história são aplicadas aos alunos atividades em forms e gamificadas (mentimeter e kahoot) tornando o aprendizado desafiador, empolgante e interativo. Outra estratégia é a sala de “aula invertida” em que o aluno vem de casa com conhecimentos prévios a respeito do conteúdo para dinamizar e despertar a curiosidade sobre o assunto. Nesta atividade, por exemplo, é enviado previamente aos alunos, diversos vídeos e documentos históricos para que venham já preparados de casa para debater na aula live. Um exemplo, foi feito em relação ao conteúdo de Segunda Guerra Mundial nos nonos anos. A turma foi dividida em grupos, receberam temas (Os Campos de concentração, As experiências do médico Josef Menguele, Judeus que conseguiram fugir dos campos de concentração, Tribunal de Nuremberg, etc) pesquisaram vídeos, imagens, separaram documentos e apresentaram em formato de power point para a turma em aula on line. Várias estratégias de ensino podem ser aplicadas em cada disciplina desde que se crie maneiras diferenciadas para que o aluno aprenda a manipular o que aprendeu ou o que pode aprender apenas pelo encaminhamento do professor. Mais um exemplo é a atividade desta semana junto aos alunos por meio do site “storyboardthat.com”. Os alunos estão aprendendo a elaborar histórias em quadrinhos e charges no computador e farão uma explicação sobre um determinado conteúdo de História que já estudaram. Os quadrinhos ou as charges terão que ser devidamente narradas e contextualizadas dentro da disciplina de História.
Em tempos de pandemia, a necessidade de buscar formas alternativas de ensino é indispensável para despertar o interesse dos alunos. E isso pode ser oferecido a partir de ferramentas que o mundo virtual da informática oferece para dinamizar e melhorar o processo ensino-aprendizado.
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
A história é o elemento que nos leva a compreender como o presente é parte de construções de concepções coletivas e/ou individuais. Estudar história é entender os processos sociais, econômicos, políticos e culturais que o homem passa ao longo dos anos.
O que o homem constrói, seja concreto ou abstrato, faz parte da sua concepção de mundo. As mentalidades e conceitos de uma época são frutos de um processo histórico pelo qual o homem já passou ou está passando. As ideias aceitas hoje foram construídas ao longo do tempo. Desta forma a história, deve estimular a liberdade de pensamento, criação e socialização; desmistificar quaisquer proposições ensejadas por qualquer ideologia do mundo atual; tratar dos medos, tanto ancestrais como contemporâneos, tais como da miséria, da violência, das epidemias e dos preconceitos. O ensino da história, deve explorar as mentalidades, para enfrentar os desafios atuais; a história deve ajudar as pessoas e os povos a se tornarem mais críticos e, ao mesmo tempo, mais solidários e felizes, mais respeitosos em relação às diferenças, mais aberto ao ser plural como possibilidades para a construção da cidadania.
OBJETIVOS:
-Analisar diferentes tipos de fontes históricas
-Compreender as características da sociedade atual, identificando às relações sociais e econômicas, os regimes políticos, as questões ambientais, comparando-as com as características de outros tempos e lugares;
-Compreender como atuam os historiadores, como examinam as fontes e como o presente orienta o trabalho que realizam
-Construir uma ideia clara dos acontecimentos e de sua sucessão no tempo;
-Desenvolver a competência leitora, aprendendo a observar, interpretar e emitir opiniões sobre diferentes tipos de textos, contínuos ou descontínuos.
-Desenvolver uma atitude de solidariedade e compromisso social, valorizando a justiça e os direitos fundamentais do ser humano;
-Destacar a importância da relação presente/passado para o estudo da história
-Diferenciar acontecimentos de curta, média e longa duração
-Identificar os conceitos de fonte histórica, sujeito histórico e tempo histórico
-Localizar acontecimentos no tempo, dominando unidades de medida de tempo e desenvolvendo noções de simultaneidade, posterioridade e anterioridade.
-Localizar os acontecimentos no tempo e relacioná-los segundos critérios de anterioridade, posterioridade e simultaneidade;
-Perceber que a História é a ciência que estuda as ações humanas no tempo
-Questionar a realidade atual, identificando os principais problemas e apresentando propostas de solução, considerando seus próprios limites e possibilidades;
-Valorizar a paz como forma de solução de conflitos;
-Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar as diferenças entre as pessoas, os grupos e povos, considerando-as um elemento importante para a vida democrática;