Colégio Paraná Colégio Paraná

Notícias On-line

REDAÇÃO - PROFª LUCIANE BARATELA


16/02/2021

A disciplina de Redação é uma área do conhecimento em que as práticas sociodiscursivas são dispositivos dinâmicos que se configuram como produções orais e escritas, que têm o propósito comunicativo de cumprir uma função específica de determinado contexto.
Sendo assim, neste ano atípico de pandemia, a disciplina adaptou-se ao novo formato de ensino virtual e ativou ainda mais a reflexão, a troca de ideias e o compartilhamento de leituras e pesquisas oriundas das diversas mídias digitais à disposição em nossas aulas.
Há tempos os recursos tecnológicos estão associados à dinâmica da aprendizagem, e isso foi intensificado no sentido de haver maior disposição para a inserção prática nas atividades comunicativas humanas. Sites, plataformas, vídeos, áudios, revistas e jornais eletrônicos alcançaram e motivaram os diversos modos de se expressar por meio de tipologias e gêneros textuais aplicados na Universidade Estadual de Maringá, bem como outras instituições de ensino superior.
Nesse contexto, as produções textuais associam-se às diversas situações da vida em que as ações humanas são medidas pelo discurso. Elas estão intimamente relacionadas a situações sociais concretas, repetidas, típicas de uso efetivo da língua no processo de comunicação escrita.


É preciso considerar que a sociedade brasileira constitui-se de uma diversidade de modos comunicativos que incluem a dinâmica do uso da Língua Portuguesa.
Dedicar-se à compreensão das regras gramaticais está muito além de ser aprovado em processos seletivos ou comunicar-se na formalidade. Na verdade, envolve a devida compreensão de um texto, uma obra literária, sociológica, histórica, jurídica, filosófica, entre outro. Também habilita o indivíduo na transposição do próprio pensamento e garante ao orador muito mais poder na arte da persuasão. Sendo assim, o conhecimento gramatical é o grande aliado de um comunicador produtivo no dia a dia, quer na área pessoal, quer na esfera profissional.
Torna-se desolador um texto sem sinais de pontuação, lamentável uma manchete ambígua, desgastante um texto inconsciente no uso de conectivos ou na grafia, logo, o estudo da Gramática para o ensino médio precisa ser objetivo e eficaz. Fomos além dos conteúdos da apostila neste período pandêmico, visto que tivemos à disposição muitos recursos discursivos e midiáticos a serem analisados nas ferramentas tecnológicas.

Ensino Infantil | Ensino Fundamental | Ensino Médio


Coryright 2021 - Sociedade Civil Educacional e Cultural de Maringá

Av. Prudente de Moraes, 815 - Zona 7 - Maringá - Paraná - Brasil

(44) 3027-1100