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Os Primeiros Estímulos para o Letramento


04/09/2020

Por Brasil
Escola

 

Para você, quando se
inicia o processo de alfabetização e letramento? No Ensino Fundamental? Nos
últimos anos da Educação Infantil? Se ampliarmos a perspectiva, vamos descobrir
que ele começa lá atrás, com estímulos na primeira infância, ainda na barriga
materna. A partir do terceiro mês da gravidez, o aparelho auditivo já está
formado e percebendo as primeiras vibrações e sons intrauterinos. Ao
nascer, os estímulos continuam e o bebê passa a interagir diretamente com os
adultos, diretamente com os cuidadores principais, com os quais vai gerando
vínculos. Quanto mais palavras ele escuta, melhor. É escutando que se
forma um repertório de sons, que vão ganhando sentido e permitindo a aquisição
de um vocabulário para a criança. Os primeiros anos de vida são fundamentais para
o desenvolvimento da fala. Este é o período de maior desenvolvimento cerebral e
de conexões neurais para as funções da linguagem, entre outras funções
cognitivas e sensoriais de suma importância para o ser humano. Tornar estas
ligações neurais fortes depende do estímulo.

O vocabulário e a oralidade dependem diretamente da quantidade e
da qualidade do que se escuta.

Pesquisa realizada nos
Estados Unidos (Todd e Hart, 1995) gravou por vários dias ininterruptos as
conversações de famílias de diversas condições econômicas com seus filhos. Os
pesquisadores perceberam que pais com maior escolaridade tendem a falar mais
palavras por hora e, o mais importante, palavras que representavam incentivos e
não repreensões. Perceberam também que os filhos reproduziam o padrão de fala
dos seus pais, inclusive na duração das frases. Ao adquirir esta base, essas
crianças tiveram melhores resultados nos primeiros anos de escolaridade e no
processo de alfabetização. Sons e palavras precisam fazer sentido para que a
criança desenvolva sua consciência fonológica. E, segundo Magda Soares, uma das
maiores especialistas em alfabetização e letramento do Brasil e do mundo, é
esta consciência que permite o avanço das hipóteses mais iniciais do processo
aos níveis mais avançados, consolidando-se através dos níveis de
domínio ortográfico da escrita mais elaborado. Disso tudo, podemos
concluir que precisamos fundamentar na mente de toda a sociedade a importância
básica de interagirmos com as crianças, contarmos histórias, conversarmos, sermos
responsivos e positivos nas relações adulto-criança.


O futuro começa na primeira infância.


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